sábado, abril 15, 2006

Que quer dizer "cativar"?


Há, sem dúvida, imensas coisas que nos cativam ao longo da vida: histórias, pessoas, momentos... Por isso, e porque esta deve ser uma lição de vida para todos nós, deixo-vos aqui este excerto de uma história que faz parte do nosso imaginário.

«E foi então que apareceu a raposa:- Boa dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Ainda não me cativaste.
- Ah! desculpa, disse o principezinho.Após uma reflexão, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer "cativar"?
- Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incómodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que fazem. Tu procuras galinhas?
- Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um rapaz inteiramente igual a cem mil outros rapazes. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor... eu creio que ela me cativou...»

8 Comments:

At 2:12 da manhã, Blogger transeunte said...

Como cativar uma pessoas que nos cativa a nós? É possivel? Talvez seja esse o grande segredo de uma relação, de amizade, de amor. Mostrar e receber o que de bom e o que de menos bom cada um de nós tem e consegue mostrar...

 
At 2:17 da manhã, Blogger Warrior Skin said...

Acho que todos gostávamos de saber como conseguir cativar as pessoas... Penso que o segredo reside apenas em sermos nós mesmos, e mostrarmos aquilo que somos e que valemos. A essência de cada um é sem dúvida a melhor forma de nos darmos a conhecer verdadeiramente, e de fazermos com que os outros se sintam cativados.

 
At 2:21 da manhã, Blogger transeunte said...

Que bom. Adoro este livro. Um verdadeiro ensinamento para toda a vida. No fundo, passamos a vida a cativar as pessoas. A cativar quem nos rodeia quer seja voluntariamente ou não. Talvez a segunda forma seja a mais verdadeira ainda que não o saibamos como fazer. Talvez a naturalidade desse, perdoa-me o palavrão, cativanço, (lol) seja deveras bem mais interessante e prometedor. Gostava, ainda assim, de saber alguma coisa sobre a primeira vertente.

 
At 8:16 da tarde, Blogger transeunte said...

se me permitem vou juntar mais uma questão á discussão. É que na versão que tenho deste livro a expressão utilizada nem é cativar...é...espantem-se as duas...estar preso...a raposa diz pura e simplesmente ao principezinho... não estou presa a ti. Penso que isto diz tudo em relação á questão da Maria. Estar preso também acarreta uma conotação negativa no entanto, sabe bem estar preso a alguém. É bom estar preso e ter a necessidade de se prender a outra pessoa ainda que, essa prisão e essa necessidade devam ser minimamnete controladas ou igualmente correspondidadas. Se assim for, numa amizade ou num grande amor, está tudo bem...

 
At 11:07 da tarde, Blogger Warrior Skin said...

De facto... é sem dúvida uma passagem que nos faz pensar sobre a vida e as relações. Penso que isso só se torna negativo quando o "estar preso" e a "necessidade" se tornam obcessivos.

 
At 12:20 da manhã, Blogger transeunte said...

ainda que...como dizia no poster do filme a rapariga com um brinco de perola...beauty inspires obsession...
no fundo, talvez exista mesmo aquela necessidade de se ficar presos mas com um controlo sobre a obsessão que existe pelo alvo a cativar...:)

ps- nao sei se faz algum sentido ams foi giro juntar estas palavras todas numa frase

 
At 12:26 da manhã, Blogger Warrior Skin said...

Faz todo o sentido! Desde que controlada, a "necessidade" de alguém é perfeitamente saudável, e muito boa qd correspondida.

 
At 12:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu gosto k me cativem e tb gosto de cativar...especilamentequando não tou a espera nem de um de outro e acontece

 

Enviar um comentário

<< Home

HOME (Michael Buble)

Video Code provided by VideoCodeZone.Com